Canais
Página Inicial
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
FESTAS POPULARES
PERSONALIDADES
IMAGENS
LOCALIDADES
SÍMBOLOS
CURIOSIDADES
MENSAGENS DA SEMANA
DICAS DE PORTUGUÊS
SUAPE E EMPRESAS
==================
ACREDITE SE QUISER
CIDADANIA
COISA PÚBLICA
DANOS AO ERÁRIO
DE OLHO NELES
DESCASOS PÚBLICOS
EM FOCO
FIQUE SABENDO
OPINIÃO
UTILIDADE PÚBLICA
==================
A LEI E O DIREITO
ACONTECE NA JUSTIÇA
CASOS DE POLÍCIA
CONCURSOS
CONSUMIDOR
CURSOS
ECONOMIA
EDUCAÇÃO
ELEITORAL
EMPREGO & TRABALHO
ESPORTES
LUTA SINDICAL
MEIO AMBIENTE
MOVIMENTO SOCIAL
POLÍTICA
PROSA & VERSO
REFORMA AGRÁRIA
SAÚDE & DOENÇAS
SEGURANÇA PÚBLICA
SERVIÇOS PÚBLICOS
SUAPE & EMPRESAS
TRANSPORTES
TURISMO
URBANISMO
VIA BRASIL
VIA MUNDO
VIDE OUTRAS
==================
CLIPS MUSICAIS
OUTROS SONS & IMAGENS
SLIDES
VÍDEOS
Nosso Site
Ipojucanos
Política de privacidade
  Notícia >> Nossa Senhora do Ó - História e Futuro  (20/1/2008)
 
 
Nossa Senhora do Ó - História e Futuro

Nossa Senhora do Ó foi elevada à categoria de Vila em 22.05.1861. Mas, Por lei provincial, o Município de Ipojuca foi criado com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó, a qual, por diversas vezes, foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca, onde perma-nece até hoje, com o nome simplesmente de Ipojuca. Mesmo antes, em 30.03.1846, até a Vila do Cabo foi transferida para a povoação de Nossa Senhora do Ó, isto, sem dúvida, demonstra a sua importância histórica e cultural em nossa Região.

O distrito de N. Sra. do Ó, além de sua tradicional vila, abriga grande área da zona costeira do Município de Ipojuca, com suas belas praias, suas áreas de mangues e de rios, onde também se situa o Porto de Suape, a usina Salgado e grande parte dos seus Enge-nhos de Açúcar. O seu tradicional Engenho Canoas, fundado em 1876, é o único da Zona da Mata que ainda fabrica mel e rapadura.

O Baobás de Nossa Senhora do Ó é árvore mais grossa do Estado de Per-nambuco, com 15 metros de circunferência, o que é motivo de curiosidade para os turistas de nossa região.

Tradicionalmente, no 1º domingo do mês de fevereiro, é o dia da grande festa de Nossa Senhora do Ó, em comemoração à sua padroeira. No dia 20 de janeiro é a festa de São Sebastião, na Praia do Cupe, que é muito freqüentada pelos oenses.

Em razão da vila de Nossa Senhora do Ó ser plana e ficar próxima ao mar, ela tem tudo para um desenvolvimento urbano ordenado, com saneamento básico, consis-tente em água encanada, rede coletora de esgoto sanitário, aterramento do lixo, calçamento de ruas, instalação de rede telefônica, e demais serviços públicos, o que só depende de vontade política do governo local, a fim de possibilitar o seu desenvolvimento e a geração de mais emprego para a sua coletividade.

Promotor Miguel Sales
 
 






APOIO: | Sindicado dos Petroleiros | Sindicato dos Urbanitários | Sindicato dos Bancários | Sindicato dos Professores de PE
| Sindicato dos Quimicos | Federação dos trabalhadores na Agricultura Familiar | Comissão Pastoral da Terra
| Central Única dos Trabalhadores | Diversas Associações do Município do Ipojuca |